Projeto Estratos

Pitangueiras - SP, Brasil

bdelonge182@hotmail.com

NINA 2

18/08/2013 07:56
Quanto ao NINA 2 podemos dizer que foi o nosso melhor e pior HAB até hoje, pois muito do que esperamos não aconteceu mas muito que a gente não sabia viemos a saber. Prepare para ler uma longa e animada historia...
 
Com o sucesso do NINA 1 achamos estar prontos para no atrever em um ''mundo'' muito diferente do que estávamos acostumados de lidar, pois o sonho de chegar  á estratosfera estava prestes a se realizar, compramos todos os equipamentos necessários para algo histórico, que marcaria o Projeto Estratos.
 
Tudo ''pronto'' e finalmente marcamos marcamos o lançamento para 18/08/2013, e as 7:55 hs da manhã desta data o NINA 2 partiu pela nossa intenção rumo a estratosfera.
 
 Sendo monitorado com a ajuda de um rastreador tk 102 - b tudo estava saindo como planejado até que as 8:45 hs o inesperado acontece o NINA 1 havia emitido seu ultimo sinal a 40 km do seu local de partida, o desespero nos tomou mas tentamos manter a calma e pensar o que podia ter acontecido com nosso balão.
 
Na falta de conhecimento de minha parte eu não tinha a ciência de que o rastreador a partir de um certa altitude ele perderia contato com as torres e só retomaria contato após retornar abaixo de tal altitude, decidimos ir até o local do ultimo sinal na esperança de algum vestígio do NINA 2. Ao chegarmos no local indicado pelo ultimo sinal encontramos um canavial gigantesco com as canas maiores que nós mas o que nos restava era entrar e procurar por algo.
 
Durante 40 minutos eu e meu irmão procuramos por todos os lados cana a dentro e nada de um sinal, colocamos um sinal sonoro na cápsula mas devido ao forte fento as folhas da cana estavam muito agitadas o que dificultava muito ouvir o sinal se caso ele estivesse emitindo som.
 
De certa forma desistimos momentaneamente, devido ao calor, exaustão e a tristeza que aos poucos havia dominado a todos. Mas de repente chega no celular de minha sobrinha mais uma mensagem de localização enviada via sms pelo nosso NINA 2, isso realmente era algo de se agarrar na esperança de que nosso balão ainda esta a voar e havia caído em uma pequena mata no distrito de Bonfim Paulista próximo a cidade de Ribeirão Preto.
 
Imediatamente recolhemos tudo colocamos no carro e fomos até o local de onde o sinal tinha sido emitido, mas antes paramos em uma posto de beira de estrada para comer e beber, o mais engraçado é que minha irmã que apenas ficou tentando sinal com o notebook foi a que mais comeu e bebeu em nossa parada. Prontos par amais uma busca chegamos no local indicado e para nossa decepção após de revirar toda aquela mata que ficava atras de um outro posto de gasolina não encontramos nada, passamos por alguns pontos da cidade mas nada de encontrar. Meio conformados com a perca de nosso experimento mas com a forte esperança em Deus de que um ultimo sinal havia de chegar, voltamos embora para Pitangueiras chegamos era por volta das 2:45 hs da tarde todos cansados e pensativos no motivo de tal desastre para o projeto cada um toou um rumo para descansar.
 
Sendo eu o líder do projeto desanimado sabia que todos estavam mas 45 min depois vem um susto porem um ótimo susto minha sobrinha entra em meu quarto gritando para mim olha no site do rastreador as coordenadas ja que o gps havia enviado um sms no celular dela, saltei direto para o computador para conferir de onde era aquelas coordenadas e ai a maior surpresa pois tais coordenadas indicava a area rural de São José da Barra - MG a 265 km de distancia de Pitangueiras - SP com um forte medo de tomar a decisão de ir em busca novamente e tudo ser em vão mas com uma gigantesca fé em Deus decidimos ir e fomos, partimos as 3:15 hs da manhã do dia 19/08/2013 chegamos ao local as 7:15 hs da manhã pedimos autorização e explicamos oque fomos fazer la para um rapaz filho do dono da plantação e ai vei uma esperança ao ele dizer: '' SIM ESTA AI NO MEIO SIM, POIS MEU PAI VIU CAINDO ONTEM A TARDE POR VOLTA DAS 15:30 hs'' fizemos as medidas como eu havia calculado em minha casa na noite anterior e a busca foi consumada as 7:30 hs quando meu irmão gritou para eu correr até ele pois la estava o nosso NINA 2 caído em meio um plantação de girassol. A alegria e emoção tomou a todos que estava ali presente no momento.
 
Mas o inesperado estava por vir, e veio quando ao ligar a câmera percebi de que havia sido gravado apenas 30 min de vídeo, devido a minha falta de atenção não percebi de que o software da câmera gravava de apenas 30 e 30 min sendo preciso apertar o botão para que a câmera voltasse a gravar.
 
e assim terminou a aventura do nosso segundo balão NINA 2, sem muitos de nossos objetivos mas de cabeça erguida pois Deus havia nos ajudado em todas as formas.
 
assista o vídeo no NINA 2:
 
https://www.youtube.com/watch?v=bXIKUMzZlNI